Investir no agro requer conhecimento, resiliência e persistência, diz empresária do setor

“A capacidade de uma mulher estar ao mesmo tempo em vários setores é a alma e sucesso dos negócios” assegura Dona Nara Bianchezzi.

Dona Nara Bianchezzi.
Dona Nara Bianchezzi.

Estar no mercado do agronegócio é tarefa que requer muita dedicação, amor à terra e conhecimento, especialmente sobre os avanços tecnológicos voltados para o setor do agro..
Aliados a essas receitas já conhecidas para muitos, empresária, professora e produtora rural Dona Nara Bianchezzi, acrescenta a resiliência e a paciência como segredos para quem deseja fazer parte desse ramo que movimenta o Estado do Mato Grosso que é um dos maiores produtores de grãos de mundo.

Dona Nara Bianchezzi é uma das mulheres que optaram em atuar no ramo do agro, embora a empresária também esteja em diversas áreas como vestuários, comércio varejista de bebidas diversas, com espaço para eventos.

Ao falar sobre ser mulher e estar à frente de negócios no setor, reforça que o “agro é uma busca de conhecimentos e uma superação diária, é persistir nos seus ideais e fazer valer a pena, ter que investir e acreditar em você mesmo. Hoje quase 20% do total de propriedades rurais brasileiras é administrado por mulheres, nós ocupamos cerca de 37,4 % de cargos de liderança no mercado brasileiro”, garante.

De acordo com Dona Nara Bianchezzi, para gerir a empresa Agronara Insumos Agrícolas e a fazenda Agronara e a propriedade Maria Corina com sociedade familiar e, quando se opta por fazer parte desse mundo competitivo do agro, é preciso saber que existem diversos desafios, sendo o tempo climático o maior deles, com a falta ou excesso de chuva ou sol, ausência de melhores condições para o plantio, a escolha certa das variedades, o insumo adequado para todos os estágios competentes à cultura, mão-de-obra escassa e não qualificada.

No campo, “a cada dia a dificuldade aumenta e os investimentos obrigatórios aos maquinários são necessários para diminuir e acelerar os serviços na lavoura, tanto no plantio quanto na colheita e no estágio da venda da produção. Enfrentamos os desafios de compreender, entender de fato a matemática do mercado. Estudar é o ponto ideal do passado, presente e futuro para ter melhor sucesso no inserto”, recomenda a empresária que possui cinco formações acadêmicas – despachante e técnico documentalista, educação artística, pedagogia, agronegócio e direito, além pós-graduação e especializações na área de gestão e educacional.

Trajetória no agro


O agro está presente na vida Dona Nara Bianchezzi desde muito nova. Vinda do norte do Paraná, ou seja, Pé vermeio roxo, a empresária vive na cidade de Nova Mutum há 20 anos, mas a trajetória profissional no agro teve início no Estado de São Paulo, por meio de amigos e sociedades que nasceu Agronara Insumos Agrícolas.
Dona Nara conta que após alguns anos já no mercado, surgiu a oportunidade de ser produtora rural, uma necessidade no âmbito familiar que veio com uma proposta de arrendamento e uma troca de prestação de serviço. “Inclusive não posso deixar de citar e expressar minha admiração e gratidão aos ensinamentos do meu esposo Norival Pedro, ele e seu pai, sr. Osvaldo, que acreditaram em mim, confiaram na minha capacidade profissional, me proporcionando a oportunidade para eu iniciar no meio rural”, ressalta.
Por ser mulher e a família ser tradicional, o trabalho dela no campo foi uma novidade que demandou aprendizado diário e contínuo, tanto para as técnicas do campo quanto para o setor administrativos dos negócios rurais.
“A força feminina é gigantesca em todos os setores e, para mim, em primeiro lugar está em ter satisfação e prazer em fazer o que gosto, ter resiliência e persistência, pois nada é fácil e vem fácil. E se algum dia vier fácil, certeza que vai fácil, isso é fato”, alerta.
Na percepção da Dona Nara Bianchezzi, o trabalho da mulher no campo cresce e se fortalece.

“Vemos mães, esposas, filhas, netas e bisnetas tocando propriedades, empresas por se identificarem tem prazer no trabalho e capacidade em gestão de mulheres estabelecendo parcerias, regras, trazendo benefícios para negócios de forma incisiva com diálogo precisos”, reforça.. Não é para menos que a mulherada vem ganhando destaque neste que já foi um ramo dominado pela força-masculina. A capacidade de trabalhar, a dedicação, o olhar atento e a forma de se relacionar com pessoas com mais facilidade que o homem, na opinião da empresária, são pontos que agregam a cada dia nas negociações diárias das empresas e propriedades.

“Nós movemos a terra, a terra cultiva o alimento da nação. As mulheres transformam o agro todos os dias, a capacidade de uma mulher estar ao mesmo tempo em vários setores é a alma e sucesso dos negócios”, assegura Dona Nara.

Font: Revista Portal Live-Edição Maio 62



Postar um comentário

0 Comentários